Foto: Divulgação

A Agência Pernambucana de Águas e Clima criou uma plataforma para monitoramento dos reservatórios do Estado de Pernambuco. Esta ferramenta compõe o Sistema de Informações de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco – SIRH, que está em desenvolvimento na Agência.

A ferramenta tem como objetivo reunir de forma estruturada os dados gerados e as informações produzidas, assim como tornar mais eficientes e integrar processos internos, automatizando tarefas cotidianas e garantindo a qualidade dos dados.

E a partir de agora, essas informações estão disponíveis para a população pernambucana, como dados em tempo real da situação atual dos reservatórios, destacando aqueles que estão em colapso ou perto do vertimento, ou seja, perto de alcançar a capacidade máxima acumulada, características estruturais e também é possível identificar os reservatórios com maior capacidade de acumulação e também separar por tipo de uso principal, como abastecimento humano, irrigação ou controle de enchentes.

“O SIRH é um conjunto de ferramentas, de aplicativos com funcionalidades diversas e uma grande integração de bancos de dados relacionados a recursos hídricos e também à hidrometeorologia, a questão de segurança de barragens, gestão participativa, outorga, enquadramento, cobrança, os planos, os outros instrumentos da política de gestão de recursos hídricos.

E é, essencialmente, além de um instrumento integrador, que tem como função principal a disponibilização de todas as informações para a sociedade, de uma maneira geral, para as instituições que integram o sistema de gestão de recursos hídricos. E, portanto, que promove a gestão participativa.”

Explica Suzana Montenegro, Diretora Presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac.

A Apac tem como missão executar a Política Estadual de Recursos Hídricos, planejar e disciplinar o uso da água no âmbito do Estado de Pernambuco, gerenciar o monitoramento hidrometeorológico dos rios e reservatórios, realizar previsões de tempo e temperatura no Estado, conforme previsto na lei de criação da Agência.

Para acessar as informações do monitoramento dos volumes acumulados, percentual de acumulação em relação a capacidade total, situação atual e tipos de reservatórios de Pernambuco, basta acessar o site da Apac Reservatórios Monitorados – Painel SIRH (apac.pe.gov.br).